GABARITO OFICIAL (Correção da prova VUNESP VALINHOS 2017)
Após pesquisar e verificar minhas respostas acho interessante deixar aqui o Gabarito da prova aplicada em Valinhos SP para o cargo de Técnico em produção de áudio, vídeo e edição:
Verifique no link ao final do Post se a sua prova é a mesma da descrita na página!
Não vou ousar em colocar aqui as respostas sobre Português, Matemática, Legislação e Informatica, mas me arrisco a corrigir as questões relacionadas ao conhecimento especifico, pois trabalho a 12 anos na área e sempre aprendendo, até nessa prova aprendi algo novo (relacionado ao extensor HDMI por cabo de rede) e se funciona, não sei!
Vamos lá!
Concurso Público 004. Prova Objetiva Técnico em Produção de Áudio, Vídeo e Edição
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
31. Em uma mesa de som estereofônica, o controle que permite ajustar o posicionamento lateral do som de um canal denomina-se:
(A) echo.
(B) fader.
(C) monitor.
(D) pan.
(E) solo.
32 - Observe a imagem.
Ela mostra um microfone do tipo:
(A) bidirecional.
(B) cardiode.
(C) lavalier.
(D) omnidirecional.
(E) ultradirecional
(FIQUEI NA DÚVIDA POIS TEM A CHAVINHA TELE E NORMAL)
33. Considere as seguintes imagens. A imagem 1 apresenta um som em um editor de áudio ao qual se aplicou uma operação que produziu o resultado que se vê na imagem 2.
Essa operação, em que se aumenta de forma linear a amplitude do sinal, fazendo com que os valores de pico se situem pouco abaixo do máximo, denomina-se:
(A) crossfade.
(B) equalização.
(C) filtragem passa altas.
(D) filtragem passa baixas.
(E) normalização.
34. Em algumas câmaras digitais DSLR, os parâmetros de captação podem ser configurados em um ajuste conhecido como Cinestyle Profile, com o qual as imagens produzidas apresentam:
(A) apenas tons em sépia, simulando efeito de filmes antigos.
(B) baixo contraste e saturação, visando otimizar os ajustes na fase de pós-produção.
(C) pretos profundos e brancos muito claros, para otimização da projeção em telas muito grandes.
(D) tons frios e azulados, simulando cenas noturnas.
(E) tons quentes e saturados semelhantes aos do sistema Technicolor.
35. Observe a imagem a seguir.
No software de edição de vídeo Sony Vegas, o controle indicado pela seta permite:
(A) ajustar a opacidade ou transparência de parte da pista.
(B) alterar a duração em parte da pista.
(C) aplicar um efeito ou ajuste à totalidade da pista.
(D) exibir apenas aquela pista, desabilitando todas as outras.
(E) habilitar ou desabilitar a visualização da pista.
36. O conector em que o arranjo dos contatos atende à denominação TRS é:
37. Considere a imagem.
Ela mostra um equipamento utilizado nos estúdios de televisão que se denomina:
(A) talk back.
(B) switcher
(C) limitador.
(D) equalizador.
(E) chroma key.
Trabalho a 12 anos em Rádio e Tv e a 8 anos numa afiliada Rede Globo e nunca vi essa mesa usada em broadcast...
38. Observe a imagem.
Os componentes nela mostrados permitem:
(A) ligar um projetor Datashow à saída de rede de um computador.
(B) fazer uma conexão em padrão HDMI, em extensões de até dezenas de metros, utilizando dois cabos de rede como condutores dos sinais. (Nunca vi isso! Mas fui por eliminação)
(C) distribuir sinais em padrão HDMI a diversos equipamentos, interligando-os sequencialmente por meio de cabos de rede.
(D) distribuir pela internet sinais de vídeo em formato HDMI.
(E) conectar um televisor à rede, convertendo-o em “smart TV”.
39. Nos softwares de edição de áudio ou vídeo, a operação em que o sinal é gradualmente diminuído até o nível zero denomina-se:
(A) crossover.
(B) fadein.
(C) fadeout.
(D) fusão.
(E) mixdown.
40. Nos sistemas fotográficos, usa-se, frequentemente, um cartão cinza neutro com reflexão ao redor de 18% em medições de luz, que permite determinar:
(A) o ajuste de exposição necessário para registrar esse valor tonal aproximadamente no centro da curva característica do sensor.
(B) a eventual necessidade de usar filtros para corrigir as cores da cena.
(C) o nível de contraste da cena, evitando sombras vazadas.
(D) o nível de tom neutro, para permitir ajustes de saturação.
(E) qual é a abertura de diafragma necessária para que se obtenha foco na totalidade da cena.
41. No tratamento acústico dos ambientes onde se realizam gravações audiovisuais, é comum o emprego de:
(A) cortinados feitos com tecidos leves, para absorver os sons graves.
(B) laminados metálicos corrugados, para absorver os sons agudos.
(C) materiais de pouco peso e grande rigidez, para aumentar o tempo de ressonância dos ambientes
(D) revestimentos com superfícies irregulares, em materiais porosos e maleáveis que permitem a absorção dos sons em suas estruturas celulares.
(E) placas lisas com superfícies refletivas, para que se evite a expansão dos sons para fora do ambiente.
42. Cenas de vídeo em que os movimentos aparecem em velocidade maior do que o tempo natural, como nuvens passando rapidamente pelo céu, são captadas utilizando a técnica de:
(A) chroma key.
(B) multi exposure.
(C) slow motion.
(D) time exposure.
(E) time lapse
43. Observe a imagem.
Ela mostra um módulo de software para processamento de sinais de áudio denominado
(A) equalizador de terço de oitava.
(B) equalizador paramétrico.
(C) limitador sequencial.
(D) mixer de frequências.
(E) phase shifter.
44. Considere a imagem a seguir:
Ela apresenta um controle para ajuste de imagem do software Adobe Premiere CS6, que se denomina
(A) fast color corrector.
(B) RGB color corrector.
(C) three way color corrector.
(D) color balance.
(E) shadow & highlight.
45. Considere a imagem a seguir, que mostra o histograma de uma foto digital aberta no Software Adobe Photoshop CS6. Pela análise do gráfico, é correto afirmar que a imagem está:
(A) corretamente exposta e com contraste alto.
(B) corretamente exposta e com contraste baixo.
(C) subexposta e com contraste alto.
(D) subexposta e com contraste baixo.
(E) sobre-exposta e com contraste alto
46. Na iluminação de cenas para captação fotográfica ou em vídeo, um dos esquemas clássicos denomina-se “Iluminação em três pontos”, que se baseia em luzes:
(A) dirigida, difusa e rebatida.
(B) diurna, incandescente e fluorescente.
(C) diurna, noturna e artificial.
(D) natural, artificial e diegética.
(E) principal, de enchimento e contraluz.
47. Em sistemas de sonorização, denominam-se “caixas acústicas ativas” aquelas que
(A) dividem o sinal pelos diversos alto-falantes por meio de equalizadores.
(B) oferecem recursos de ajuste na direcionalidade do som.
(C) possuem amplificadores instalados dentro das próprias caixas.
(D) possuem dutos sintonizados que aumentam a eficiência acústica do sistema.
(E) possuem sistema automático de controle de volume.
48. Considere a imagem a seguir.
Verifique no link ao final do Post se a sua prova é a mesma da descrita na página!
Não vou ousar em colocar aqui as respostas sobre Português, Matemática, Legislação e Informatica, mas me arrisco a corrigir as questões relacionadas ao conhecimento especifico, pois trabalho a 12 anos na área e sempre aprendendo, até nessa prova aprendi algo novo (relacionado ao extensor HDMI por cabo de rede) e se funciona, não sei!
Vamos lá!
Concurso Público 004. Prova Objetiva Técnico em Produção de Áudio, Vídeo e Edição
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
31. Em uma mesa de som estereofônica, o controle que permite ajustar o posicionamento lateral do som de um canal denomina-se:
(A) echo.
(B) fader.
(C) monitor.
(D) pan.
(E) solo.
32 - Observe a imagem.
(A) bidirecional.
(B) cardiode.
(C) lavalier.
(D) omnidirecional.
(E) ultradirecional
(FIQUEI NA DÚVIDA POIS TEM A CHAVINHA TELE E NORMAL)
33. Considere as seguintes imagens. A imagem 1 apresenta um som em um editor de áudio ao qual se aplicou uma operação que produziu o resultado que se vê na imagem 2.
Essa operação, em que se aumenta de forma linear a amplitude do sinal, fazendo com que os valores de pico se situem pouco abaixo do máximo, denomina-se:
(A) crossfade.
(B) equalização.
(C) filtragem passa altas.
(D) filtragem passa baixas.
(E) normalização.
34. Em algumas câmaras digitais DSLR, os parâmetros de captação podem ser configurados em um ajuste conhecido como Cinestyle Profile, com o qual as imagens produzidas apresentam:
(A) apenas tons em sépia, simulando efeito de filmes antigos.
(B) baixo contraste e saturação, visando otimizar os ajustes na fase de pós-produção.
(C) pretos profundos e brancos muito claros, para otimização da projeção em telas muito grandes.
(D) tons frios e azulados, simulando cenas noturnas.
(E) tons quentes e saturados semelhantes aos do sistema Technicolor.
35. Observe a imagem a seguir.
No software de edição de vídeo Sony Vegas, o controle indicado pela seta permite:
(A) ajustar a opacidade ou transparência de parte da pista.
(B) alterar a duração em parte da pista.
(C) aplicar um efeito ou ajuste à totalidade da pista.
(D) exibir apenas aquela pista, desabilitando todas as outras.
(E) habilitar ou desabilitar a visualização da pista.
36. O conector em que o arranjo dos contatos atende à denominação TRS é:
RESPOSTA A
37. Considere a imagem.
Ela mostra um equipamento utilizado nos estúdios de televisão que se denomina:
(A) talk back.
(B) switcher
(C) limitador.
(D) equalizador.
(E) chroma key.
Trabalho a 12 anos em Rádio e Tv e a 8 anos numa afiliada Rede Globo e nunca vi essa mesa usada em broadcast...
38. Observe a imagem.
Os componentes nela mostrados permitem:
(A) ligar um projetor Datashow à saída de rede de um computador.
(B) fazer uma conexão em padrão HDMI, em extensões de até dezenas de metros, utilizando dois cabos de rede como condutores dos sinais. (Nunca vi isso! Mas fui por eliminação)
(C) distribuir sinais em padrão HDMI a diversos equipamentos, interligando-os sequencialmente por meio de cabos de rede.
(D) distribuir pela internet sinais de vídeo em formato HDMI.
(E) conectar um televisor à rede, convertendo-o em “smart TV”.
39. Nos softwares de edição de áudio ou vídeo, a operação em que o sinal é gradualmente diminuído até o nível zero denomina-se:
(A) crossover.
(B) fadein.
(C) fadeout.
(D) fusão.
(E) mixdown.
40. Nos sistemas fotográficos, usa-se, frequentemente, um cartão cinza neutro com reflexão ao redor de 18% em medições de luz, que permite determinar:
(A) o ajuste de exposição necessário para registrar esse valor tonal aproximadamente no centro da curva característica do sensor.
(B) a eventual necessidade de usar filtros para corrigir as cores da cena.
(C) o nível de contraste da cena, evitando sombras vazadas.
(D) o nível de tom neutro, para permitir ajustes de saturação.
(E) qual é a abertura de diafragma necessária para que se obtenha foco na totalidade da cena.
41. No tratamento acústico dos ambientes onde se realizam gravações audiovisuais, é comum o emprego de:
(A) cortinados feitos com tecidos leves, para absorver os sons graves.
(B) laminados metálicos corrugados, para absorver os sons agudos.
(C) materiais de pouco peso e grande rigidez, para aumentar o tempo de ressonância dos ambientes
(D) revestimentos com superfícies irregulares, em materiais porosos e maleáveis que permitem a absorção dos sons em suas estruturas celulares.
(E) placas lisas com superfícies refletivas, para que se evite a expansão dos sons para fora do ambiente.
42. Cenas de vídeo em que os movimentos aparecem em velocidade maior do que o tempo natural, como nuvens passando rapidamente pelo céu, são captadas utilizando a técnica de:
(A) chroma key.
(B) multi exposure.
(C) slow motion.
(D) time exposure.
(E) time lapse
43. Observe a imagem.
Ela mostra um módulo de software para processamento de sinais de áudio denominado
(A) equalizador de terço de oitava.
(B) equalizador paramétrico.
(C) limitador sequencial.
(D) mixer de frequências.
(E) phase shifter.
44. Considere a imagem a seguir:
Ela apresenta um controle para ajuste de imagem do software Adobe Premiere CS6, que se denomina
(A) fast color corrector.
(B) RGB color corrector.
(C) three way color corrector.
(D) color balance.
(E) shadow & highlight.
45. Considere a imagem a seguir, que mostra o histograma de uma foto digital aberta no Software Adobe Photoshop CS6. Pela análise do gráfico, é correto afirmar que a imagem está:
(A) corretamente exposta e com contraste alto.
(B) corretamente exposta e com contraste baixo.
(C) subexposta e com contraste alto.
(D) subexposta e com contraste baixo.
(E) sobre-exposta e com contraste alto
46. Na iluminação de cenas para captação fotográfica ou em vídeo, um dos esquemas clássicos denomina-se “Iluminação em três pontos”, que se baseia em luzes:
(A) dirigida, difusa e rebatida.
(B) diurna, incandescente e fluorescente.
(C) diurna, noturna e artificial.
(D) natural, artificial e diegética.
(E) principal, de enchimento e contraluz.
47. Em sistemas de sonorização, denominam-se “caixas acústicas ativas” aquelas que
(A) dividem o sinal pelos diversos alto-falantes por meio de equalizadores.
(B) oferecem recursos de ajuste na direcionalidade do som.
(C) possuem amplificadores instalados dentro das próprias caixas.
(D) possuem dutos sintonizados que aumentam a eficiência acústica do sistema.
(E) possuem sistema automático de controle de volume.
48. Considere a imagem a seguir.
(A) drop shadow e desfoque na cena de fundo.
(B) drop shadow e letras sem serifa.
(C) stroke e drop shadow.
(D) stroke e desfoque na cena de fundo.
(E) stroke e letras sem serifa.
49. Na edição digital de programas de vídeo, por vezes os arquivos originais da câmara são recodificados usando codecs
intermediários que produzem arquivos maiores do que os originais, mas permitem maior otimização das condições de
edição. Enquadram-se nessa categoria os codecs intermediários conhecidos como
(A) ProRes e DNxHD.
(B) Mpeg2 e Mpeg4.
(C) Mkv e Wmv.
(D) H265 e Avi.
(E) H264 e Mov (Pegadinha)
50. Observe a imagem:
No processamento digital de sinais com o editor Cubase, o efeito apresentado na imagem, que permite transpor um sinal
gravado de um tom para outro (ré para mi, por exemplo), mantendo preservada a duração do registro, denomina-se:
(A) delay.
(B) echo.
(C) phase tuning.
(D) pitch shifting.
(E) reverb.
Se lembrar de algo ou puder me ajudar a corrigir ou explicar alguma questão deixe seu comentário!
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